Instituto Pensar - Economia criativa: Brasil recicla quase 99% das latinhas

Economia criativa: Brasil recicla quase 99% das latinhas

por: Ana Paula Siqueira 


Brasil bate recorde na reciclagem e alumínio. Foto: Reprodução

O Brasil bateu um recorde positivo, em 2021, e reciclou 98,7% das latas de alumínio utilizadas no país. Foram 415,5 toneladas ? ou 33 bilhões de unidades recicladas em um universo de 33,4 bilhões. Uma marca inédita, de acordo com a Recicla Latas, entidade criada pelos fabricantes e recicladores de latinhas para aperfeiçoar o sistema de reciclagem das latinhas no Brasil.

Em 2020, o índice de reciclagem foi de 97,4%, com 391,5 mil toneladas de latas recicladas ou 31 bilhões de unidades.

Para entidade, os números mostram que o alumínio faz das latinhas a "embalagem mais sustentável do planeta?.

O presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Lata de Alumínio (Abralatas), Cátilo Cândido, avalia, que ao demonstrar o potencial de renovação infinita do material, o Brasil se consolida como referência mundial de economia circular.

"Estamos entre os três países que mais produz latas de alumínio para bebidas, e em 1º lugar entre os que mais reciclam.

Acreditamos que essa é uma vitória de todos os envolvidos no bem-sucedido sistema de reciclagem brasileiro, no qual fabricantes e recicladoras são parte fundamental do processo?, afirmou.

Sustentabilidade

Nos últimos 10 anos, o setor mantém a reciclagem das latas de alumínio acima de 95%. Com isso, evita a emissão de 16 milhões de toneladas de gases de efeito estufa e reduz o consumo de energia elétrica em 70% ao longo de todo o ciclo de vida da lata.

O que, de acordo com a Abralatas, é o suficiente para abastecer durante um ano todas as casas do estado de Goiás, por exemplo.

Leia também: Economia criativa pode acabar com a fome no mundo

Somado a isso, a entidade destaca também a geração de renda para mais de 800 mil catadores, "profissionais fundamentais nas soluções de coleta seletiva, triagem e destinação adequada de resíduos sólidos no Brasil.?

Economia criativa é o caminho

O PSB defende que a economia criativa é um dos pilares para o desenvolvimento sustentável do país.

Em seu processo de Autorreforma, o partido destaca a necessidade de aliar a tecnologia, os diferentes saberes, a cultura e a criatividade para o desenvolvimento sustentável do país.

"A nova economia baseia-se na abundância infinita do talento, da criatividade, da tecnologia e da cultura?, explicam os socialistas no documento da Autorreforma.

A reciclagem de materiais é um exemplo da economia criativa posta em prática. Utiliza a tecnologia para possibilitar a reutilização dos materiais e depende do trabalho realizado pelos catadores.

"A economia criativa não é apenas mais um ramo da economia, que reúne uma série de atividades altamente produtivas, mas, sim, uma estratégia de desenvolvimento, que pode possibilitar ao Brasil uma inserção soberana na economia globalizada e nas novas cadeias de valor do mundo moderno?, ressalta o PSB na Autorreforma.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: